Deixe de comer estes alimentos. São os que fazem pior aos intestinos
A lista é feita por um gastroenterologista. O melhor é rever a alimentação.
© ShutterStock
Lifestyle Intestino saudável
Cuidar os intestinos é fundamental para ter uma saúde equilibrada. São um dos órgãos fundamentais do organismo e acabam por estar associados a várias doenças. O gastroenterologista Chris Damman explicou ao portal The Healthy quais são os alimentos que deve manter longe da dieta para manter os intestinos saudáveis.
Leia Também: Acorda com dores no estômago? Cuidado que pode ser uma destas doenças
“Os alimentos que come determinam o tipo de bactérias que crescem nos intestinos. Alimentos saudáveis produzem células intestinais saudáveis. Fazem com que o corpo seja mais saudável no geral”, explica o gastroenterologista.
O oposto acontece quando o tipo de alimentação é contrária. Descubra os alimentos que devem ser evitados.
Bolos e pães embalados
São vários os casos que pode comprar em supermercados ou em pastelerias. Nunca são a melhor opção para um pequeno-almoço, por exemplo. “Devem ser deixados os que contém xarope de milho e alto teor de frutose”, conta a Chris Damman. “Faltam-lhes fibras que são transformadas pelas bactérias intestinais em células saudáveis. Opte por alimentos com grãos integrais.”
Carnes processadas
São várias as opções que entram neste ponto. É o caso de bacon, carne seca, cachorros quentes ou fiambre. “Estão associados ao aumento do risco de cancro devido à forma como são preparados.
Bebidas açucaradas
Aqui incluem-se os refrigerantes, mas também alguns sumos e até algumas bebidas que dizem ser adequadas para a dieta. Muitas contém xarope de milho e outros componentes prejudiciais. “Acabam por desenvolver bactérias e podem causar diarreia, diabetes ou obesidade. Água chás e café são sempre uma melhor opção às sugestões com açúcar.”
Leia Também: As duas bebidas mais 'amigas' do intestino que deve ingerir todos os dias
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com