Existem, pelo menos, três sintomas associados a cancro e que 'atacam', sobretudo, durante as primeiras horas do dia, escreve o jornal Daily Express.
A Cancer Research UK, associação sem fins lucrativos de luta contra o cancro, indica que "a fadiga é muito comum em pessoas com cancro". "Pode ser o sintoma mais problemático", diz.
Segundo a associação, "muitas pessoas dizem que é o efeito secundário mais perturbador de todos. A fadiga relacionada com o cancro pode afetá-lo física, emocional e mentalmente". Embora seja comum a todos os tipos de cancro, é mais frequente em tumores malignos no sangue.
Leia Também: "De toda a Europa, somos o país com maior incidência de cancro gástrico"
Este é também o caso das náuseas, muitas características dos tumores cerebrais, hepáticos e gastrointestinais. O Cancer Center explica: "Pode ser causado pela quimioterapia ou radioterapia, crescimento do cancro, bloqueio do intestino ou a localização do tumor".
Náuseas logo pela manhã são frequentes em casos de cancro da mama e pode ser um sinal de que "o tumor chegou ao cérebro", alerta a instituição de caridade britânica Breast Cancer Now.
Leia Também: "Taxa de cura nas leucemias linfoblásticas agudas das crianças é de 90%"
Este também pode ser o caso de certos tumores malignos no cérebro, como nota o Brain Tumour Research, aos quais se juntam outros sintomas, como as dores de cabeça. "É claro que podem existir muitas razões para se ter uma dor de cabeça (...) Aquelas que são causadas por um tumor cerebral são, por norma, graves e persistentes", acrescenta, sublinhando que pode piorar a longo de vários dias e, sobretudo, pela manhã.
Leia Também: Médico Explica: O que são metástases ósseas e como podem ser 'vencidas'