Esfregar os olhos até parece um hábito inofensivo, mas pode ser mais prejudicial do que pensa, diz o Huffpost. Aliás, ao agregador de blogues, Nava Greenfield, dermatologista, diz que se estiver a esfregar os olhos "mais do que duas vezes por dia", já "é demais".
"A pele sob os olhos é a mais fina do corpo", diz Tara Adashev, enfermeira de cirurgia plástica, ao Huffpost. Aliás, a especialista faz ainda uma comparação, dizendo que a consistência desta área é semelhante a uma pétala de rosa.
Leia Também: "Ver bem não significa que está tudo bem"
A vontade de esfregar os olhos ou a comichão é, muitas vezes, provocada por fatores como alergias ou cansaço, por exemplo.
No entanto, quando é algo passageiro, não é motivo para ficar preocupado, já quando é muito frequente o melhor é consultar o médico.
Tendo tudo isto em conta, os dermatologistas dizem que é importante manter as mãos longe dos olhos, já que esfregá-los pode ter efeitos, muito prejudiciais, na sua saúde e aparência física, explica o Huffpost.
O que esfregar os olhos pode causar:
- Olhos vermelhos;
- Olheiras;
- Rugas;
- Danos na córnea como pequenos riscos;
- Aumentar o risco de infeção devido aos germes e bactérias que pode ser transmitidos pelas mãos.
Leia Também: Cuidado quando usa 'eyeliner'. Pode estar a prejudicar a visão
Além de tudo isto, os especialistas também partilharam umas dicas, muito úteis, que o vão ajudar a perder o hábito. Primeiro, é importante estar mais atento aos seus comportamentos. Já que ao agregador de blogues, o dermatologista Hadley King diz que "entender as possíveis ramificações pode ajudar a aumentar a sua motivação para quebrar o hábito".
"Hábitos como esfregar os olhos, beliscar a pele e lamber os lábios podem ser atenuados com técnicas de 'feedback' cognitivo-comportamental", diz a dermatologista Claire Wolinsky. Por isso, "dizer a uma pessoa para parar não é tão simples assim quando se trata de hábitos fixos.”
Se usa lentes de contacto e tem o hábito de esfregar os olhos pode ser uma ótima ideia começar a usar os óculos durante mais tempo. Assim, vão atuar como uma barreira e interromper o hábito, dizem os especialistas.
Para ajudar a reparar ou evitar estragos, Joshua Zeichner, dermatologista recomenda que use um produto barato e de fácil acesso: a vaselina. "É o segredo mais bem guardado da farmácia" e protege a área, funcionando como uma barreira, contra danos e até fatores ambientais.
Leia Também: Está a perder visão? Modere o consumo destes alimentos (muito populares)