Investigadores descobriram uma forma simples de aliviar a dor na lombar

É um problema comum e muito incapacitante. Leia as conclusões de um novo estudo.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
15/01/2025 09:46 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Dores na coluna lombar são uma das principais causas de incapacidade a nível mundial, mas, segundo um novo estudo, pode existir uma solução relativamente simples. Investigadores da Universidade de Sydney, na Austrália, descobriram que a integração do apoio ao estilo de vida nos cuidados para as dores de costas poderia reduzir a incapacidade e melhorar a qualidade de vida.

 

Para o estudo, disponibilizado na JAMA Network Open, os cientistas analisaram 346 australianos, todos com dor na lombar crónica e pelo menos um fator de risco relacionado com o estilo de vida, como obesidade, má alimentação, hábitos sedentários ou tabagismo. 

Alguns dos participantes receberam apoio de fisioterapeutas, dietistas e técnicos de saúde por telefone. De acordo com os investigadores, citados em comunicado, "a abordagem mostrou vários benefícios em comparação com os cuidados padrão, incluindo a redução da incapacidade". Também concluíram que os indivíduos que foram acompanhados conseguir perder, em média, mais 1,6 quilos do que o grupo de controlo.

Para os cientistas da Universidade de Sydney, "o estudo sublinha a necessidade de uma mudança no tratamento das dores nas costas, deixando de lado os comprimidos e os procedimentos e passando a abordar os fatores relacionados com o estilo de vida que podem fazer toda a diferença".

Leia Também: Para fortalecer as costas, nada melhor do que estes exercícios

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas