O adormecimento (parestesias) dos pés pode ser um sinal subtil de diabetes que passa, muitas vezes, despercebido, mas que não deve ser ignorado. Como alerta a associação de caridade Diabetes UK, citada pelo jornal Daily Express, o risco de amputação é "20 vezes superior" em doentes diabéticos.
Leia Também: A bebida que tem sempre em casa e que é uma boa ajuda para evitar doença
Dor e sensação de queimadura, pele brilhante e lisa nos pés, queda de pelo e perda de sensibilidade nos membros inferiores, inchaço nos pés, feridas que não cicatrizam e caibras persistentes são sinais a que, segundo a Diabetes UK, deve estar atento. De acordo com a associação de caridade, deve consultar um médico se detectar alguma destas alterações.
Recorde-se que a diabetes é uma doença crónica 'silenciosa' que atinge todas as idades e ambos os géneros. Caracteriza-se pelo aumento da glicose no sangue, dando origem à hiperglicemia. Os sinais de alerta podem passar despercebidos na diabetes tipo 2, a mais frequente dentro dos tipos de diabetes e que surge quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando esta não é utilizada de forma correta pelo nosso organismo.
Leia Também: Pense bem antes de levar estas frutas na marmita. Têm açúcar 'escondido'