Combata a preguiça e siga estas cinco dicas para uma boa saúde oral

'Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.' No Dia da Preguiça, que se celebra esta segunda-feira, 7 de novembro, uma especialista deixa alguns conselhos.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
07/11/2022 22:30 ‧ 07/11/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde oral

"Se considerarmos que, segundo o Barómetro da Saúde Oral de 2021, quase um milhão de portugueses não têm dentição, torna-se ainda mais importante lutar contra a preguiça e implementar rotinas de saúde oral no nosso dia a dia. Pequenas mudanças diárias podem fazer a diferença e, muitas vezes, é através de comportamentos simples que conseguimos fazer a diferença. Combater o 'já vou' e o 'já faço', por exemplo, deve ser prioridade, diariamente", afirma Cláudia Nobre, higienista oral na Malo Clinic Lisboa.

Desta forma, no dia da Preguiça, Cláudia explica como combater a mandriice relativamente à saúde oral, dando cinco sugestões de comportamentos a adotar:

1- Criar um alarme específico para escovar os dentes

"Estabelecer uma rotina é um processo que pode levar, em média, 66 dias, afirma o psicólogo Jeremy Dean. Assim, é importante adotar alguns truques que levem a que o cérebro associe que, naquele momento, a tarefa deve ser completada. Criar alarmes específicos para cuidar da saúde oral pode ser uma boa forma  de dar início a esta importante rotina e levar, até os mais preguiçosos, a saber que todos os dias, à mesma hora, três vezes por dia, os dentes têm de ser escovados."

2- Deixar a escova de dentes, a pasta de dentes e o fio dentário à vista

"O esquecimento é um dos fatores que leva a hábitos de higiene oral pouco saudáveis, sendo muitas vezes causado pelo simples facto de não termos aquilo de que precisamos à vista. Neste sentido, um dos importantes passos para combater a preguiça é garantir que, sempre que se passa pela casa de banho, os objetos necessários ao cuidado da  saúde oral estão facilmente à disposição e prontos a utilizar. Este processo vai ajudar a criar a ideia de que existe uma tarefa por cumprir."

3- Levar o telemóvel para a casa de banho

"É verdade que, muitas vezes, a preguiça em  escovar  os dentes é consequência de se achar que a saúde oral implica gasto – ou investimento – de muito tempo. Há, também, quem sinta alguma inércia em se levantar e manter uma rotina de higiene porque não quer fazer “pausa” em alguma série ou filme. Levar o telemóvel ou qualquer outro dispositivo tecnológico para acompanhar o momento pode ser uma boa forma de assegurar que não é preciso quebrar uma atividade lúdica, tornando o momento de escovagem  dos dentes mais divertido e menos custoso."

4- Aproveitar todas as oportunidades

"A tendência de não escovar  os dentes é causada frequentemente pela preguiça em se levantar da cama, cadeira ou sofá. Assim, se tivermos, por exemplo, um escovilhão, que facilmente se guarda no bolso, podemos usá-lo enquanto vemos TV. Este hábito, vai fazer com que a seguir sinta necessidade de escovar os dentes para completar a sua higiene oral. Devemos, também,  aproveitar qualquer ida à casa de banho, ou até a mera passagem por essa divisão para contrariar o 'já faço' e pegar na escova de dentes. A sensação final será de dever cumprido."

5- Andar sempre com um kit de higiene oral

"É possível escovar  os dentes em qualquer lugar, basta ter à disposição os objetos necessários. Ter sempre na mala ou no carro uma bolsa com escova, pasta de dentes, escovilhão e fio dentário pode ajudar a assegurar o combate à preguiça, além de nos deixar sempre precavidos para qualquer situação."

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas