A dispneia, conhecida vulgarmente por falta de ar, tanto pode indicar que está em baixo de forma como ser um sintoma precoce de enfarte do miocárdio, sugere afirma Sutter Zi-Jian Xu, cardiologista do Sutter Healt, um sistema sem fins lucrativos para prestação de cuidados de saúde presente em 24 hospitais para doenças agudas na região norte da Califórnia, nos Estados Unidos.
Ao jornal Daily Express, o especialista diz que este sintoma pode manifestar-se "meses antes" de um ataque cardíaco. Consiste na "sensação de que não se está a receber ar suficiente nos pulmões", resume a rede de saúde CUF.
Leia Também: Enfarte. Sobreviventes queixam-se destes dois sintomas
Pode ser repentino ou crónico. "Se a dispneia ocorrer repentinamente ou se os sintomas são severos, pode ser sinal de que existe uma doença grave", alerta.
Dificuldade em respirar normalmente, falta de ar depois de um esforço ou devido a uma condição clínica, sensação de sufoco resultante de dificuldades respiratórias, sensação de aperto no peito, respiração acelerada e superficial e dificuldade em respirar fundo, palpitações cardíacas, pieira e tosse são sintomas de dispneia.
Leia Também: As mulheres sofrem mais do coração que os homens. E estas são as razões