Ao amamentar, as mulheres queimam 500 calorias extra, por dia. Por isso, fazer uma alimentação adequada e muito saudável, é essencial. Não só para a mãe, mas também para o bebé, isto significa que alguns alimentos devem mesmo ser limitados ou até evitados.
Segundo a Hello, já vários estudos descobriram que, "em vez de afetar negativamente a oferta e a qualidade do leite, as más escolhas alimentares, durante a amamentação, têm um maior impacto na saúde da mãe".
No entanto, a revista também explica que alguns alimentos ou bebidas, conseguem chegar ao leite materno, em quantidades pequenas, mas significativas, e acabam, muitas vezes, por afetar o comportamento e a digestão do bebé.
Leia Também: 10 alimentos com poderes anti-inflamatórios que deve ter sempre em casa
Quatro alimentos e bebidas que deve mesmo evitar ou limitar:
- Cafeína (estima-se que 0,06 a 1,5% da quantidade de cafeína que é ingerida passa para o leite materno e pode permanecer no corpo por longos períodos. O melhor é beber o seu chá ou café apenas quando acabar de amamentar);
- Álcool (aplicam-se as mesmas regras da cafeína);
- Alimentos processados e com aditivos (têm, no geral, calorias em excesso, são pouco nutritivos, e não satisfazem as necessidades da mulher que está a amamentar. Podem ainda influenciar, mais tarde, as escolhas alimentares dos bebés, diz a revista);
- Peixe (a Hello recomenda, para não consumir mercúrio a mais, que limite o peixe-espada, o espadim ou o tubarão a apenas uma porção, por semana. É também importante que não coma mais de duas porções de peixe gordo, por semana, como atum fresco, salmão, truta, cavala, arenque e sardinha).
Leia Também: Come estes alimentos diariamente? Tem menos hipóteses de ter um enfarte