Acordar com os olhos secos e com alguma remela nos cantos pode ser normal. O problema está quando é algo frequente e em grandes quantidades. O melhor é estar atento pois pode ser o corpo a indicar alguma outra patologia que ainda não tinha identificado.
Leia Também: Esfregar os olhos é mais prejudicial do que pensa. Saiba porquê
O médico Nathan Langemo explicou ao portal Live Strong que este tipo de crostas amareladas ocorrem quando dormimos uma vez que os olhos não piscam com a frequência habitual.
“Este secreção acaba por se acumular no canto dos olhos, endurecer e torná-los algo pegajosos quando os abre pela primeira vez ao acordar”, explica o especialista. Ainda assim, existem algumas condições que podem fazer com que esta secreção seja maior. Nesses casos, o melhor é estar atento. Conheça algumas das possíveis causas.
Olho seco
“A falta de humidade pode causar irritação dos olhos e levar a problemas de sensibilidade, ardor e muco. É uma das causas mais comuns das remelas excessivas ao acordar”, conta Nathan Langemo.
Alergias sazonais
Existem várias causas possíveis, como as poeiras ou o pólen que circula no ar. “Deixam os olhos mais sensíveis durante o dia o que leva à formação desta crosta durante a noite.”
Blefarite
Caracteriza-se pelo acumular de bactérias na zona das pálpebras. Os olhos acabam por arder e estar mais sensíveis à luz.
Canais lacrimais bloqueados
É algo que pode ocorrer mais em recém nascidos. Os olhos não conseguem deixar fluir as lágrimas naturalmente.
Outras infeções oculares
Existem outras infeções que podem ser a causa das remelas excessivas. Se for algo persistente, o melhor é sempre consultar um médico especialista.
Leia Também: Está a perder visão? Modere o consumo destes alimentos (muito populares)