Tratar cancro e Covid em simultâneo? Novo medicamento pode ser a solução
Um novo estudo mostrou-se bastante promissor, mas ainda é cedo para ter a certeza dos resultados.
© ShutterStock
Lifestyle Coronavírus
Uma pesquisa feita na Keck School of Medicine, em Los Angeles, nos Estados Unidos, começou por identificar uma proteína responsável pela disseminação de outros vírus no organismo. Mais tarde descobriu um medicamento capaz de impedir a sua produção no corpo. O estudo refere que pode ser eficaz no tratamento da Covid-19, mas também de vários tipos de cancro.
Leia Também: Nova vacina de reforço revela-se mais eficaz contra variantes da Covid-19
A proteína GRP78 desempenha um papel importante na disseminação da Covid-19 pelo corpo, mas também de outros vírus. Bloquear a sua produção mostrou-se eficaz no tratamento da doença, revelou este estudo norte-americano.
A pesquisa foi recentemente publicada na revista Nature Communications. Em causa está o medicamento HA15. No estudo este fármaco acabou por ser usado em animais que tinham sido infetados com o vírus. Acabou por reduzir bastante a carga viral identificada.
No ensaio foi também usado outro medicamento, o YUM70. Ambos revelaram-se inibidores da proteína GRP78, responsável pelo alastrar da Covid-19 no corpo, bem como de outros cancros que podem ser mortais.
Ainda serão necessários mais testes para perceber a sua eficácia.
Leia Também: Teve Covid-19 mais do que uma vez? Estudo diz que aumenta risco de morte
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com