Portugal-Nigéria não contará com os 'malabarismos' de Cristiano Ronaldo. O capitão português vai falhar o último jogo de preparação para o Mundial 2022, que arranca já este domingo, 20 de novembro, devido a uma "indisposição gástrica", fez saber o selecionador Fernando Santos.
Leia também: Cristiano Ronaldo ausente do treino devido a "indisposição gástrica"
Bastante comum na infância e em crianças pequenas, sobretudo em ambiente escolar, a gastroenterite pode ser extremamente infecciosa. Consiste numa "irritação e inflamação do tubo digestivo, incluindo o estômago e o intestino", sintetiza a rede de saúde CUF, referindo que "as causas mais comuns são agentes virais, bactérias, parasitas e as intoxicações alimentares".
A maioria dos casos ocorre devido ao consumo de alimentos ou ingestão de água contaminados por bactérias, como a salmonella e a E. coli. Como tal, a melhor forma de evitar ser contaminado é lavando as mãos depois de ir à casa de banho, antes de manusear alimentos ou de tocar em animais de estimação, por exemplo. Por outro lado, não deve partilhar toalhas de uma pessoa que esteja doente e as casas de banho que esta utiliza devem ser lavadas regularmente.
Leia Também: Bebidas (aparentemente inofensivas) disparam risco de AVC e demência
A doença pode manifestar-se entre algumas horas e dias após o contágio. Diarreia, dor abdominal, cólicas, náuseas, vómitos, febre e dores de cabeça são os sintomas mais comuns. Nas crianças pode ainda verificar-se irritabilidade. "Geralmente duram apenas alguns dias, mas podem prolongar-se até uma semana", refere a CUF. E acrescenta: "Quando a diarreia ou os vómitos são graves e persistentes, pode ocorrer desidratação, que se manifesta por olhos encovados, boca seca, sensação de língua grossa e redução do volume de urina, que adquire uma coloração escura".
"Nos adultos, os sintomas manifestam-se entre um e sete dias, desaparecendo por si", enquanto "nas crianças duram entre dois a três dias, embora os episódios de diarreia possam manter-se mais de uma semana", pode ler-se no portal da Médis.
Leia Também: Pense bem antes de colocar este alimento no prato. Pode causar cancro