Juntar dicas de organização, com dicas de poupança, é uma ótima ideia, especialmente quando estão relacionadas com comida e cozinha. Felizmente, a EatingWell explica o que precisa de saber (e fazer), para ter tudo organizado e ainda poupar dinheiro.
Certifique-se de que consegue ver tudo
Segundo a revista, um dos maiores problemas, em muitas despensas, é o facto de não se conseguir ver o que está lá dentro. Por isso, é uma ótima ideia comprar diferentes recipientes transparentes, retirar os produtos dos seus pacotes originais e colocá-los lá. Assim consegue ver, por exemplo, exatamente quanto arroz ainda tem em casa.
Se não quiser fazer isto, o melhor é garantir que está tudo organizado, e que consegue ver todos os produtos, sempre que abre a despensa. Assim, vai usar o que tem, mesmo quando não tem muita vontade, e saber quando algo está vazio e precisa de substituição. A revista diz ainda que agrupar produtos semelhantes é muito útil e facilita a tarefa de cozinhar.
Leia Também: Olhe o refogado! Cozinhar com azeite estraga as panelas de ferro da moda
Aplique a filosofia de "o primeiro a entrar, é o primeiro a sair"
É muito simples, só tem de garantir que os produtos mais antigos e guardados há mais tempo na despensa, ou até no frigorífico e congelador, são os primeiros a ser utilizados, antes de usar as coisas novas.
Isto vai ajudá-lo a acompanhar o seu inventário, mas também incentivá-lo a dar prioridade ao que está mais perto do fim da validade.
Coloque uma lista de compras na porta da despensa
Fazer uma lista de compras, com tudo o que precisa, e colá-la na porta da despensa também o vai ajudar a controlar os alimentos que tem (ou não).
Coloque as opções mais saudáveis em locais fáceis de alcançar
É importante que tudo seja intuitivo, por isso, é uma ótima ideia colocar as opções mais saudáveis em locais fáceis de alcançar, vai ajudá-lo a resistir à tentação. Também ajuda aplicar a mesma regra a alimentos e utensílios que usa diariamente.
Use (e abuse) da sua despensa
A melhor forma de saber o que tem é usar, muitas vezes, a despensa, diz a revista. Existem várias refeições que incluem ingredientes comuns da despensa como feijão enlatado e arroz. Além disto, também o vai ajudar a poupar dinheiro, assim como reduzir o desperdício de alimentar.
Leia Também: Três dicas de organização que vão melhorar a sua casa