No geral, quando se tem dores no estômago, ou até indigestão, o motivo é desvalorizado, algo que acontece, principalmente, quando o sintoma é temporário. No entanto, é possível que, em alguns casos, sejam sinais de algo mais grave, como cancro do pâncreas.
É que, muitas vezes, os sintomas são confundidos com outras condições, mais benignas. Assim, muitas pessoas não procuram ajuda médica até que o cancro esteja num estado mais avançado e muito mais difícil de tratar, explica o The Independent, citando a Pancreatic Cancer UK, instituição sem fins lucrativos dedicada à investigação da condição
Leia Também: Maioria dos homens portugueses sofrem de cancro da próstata nesta idade
Isto faz com que o cancro no pâncreas seja um dos mais letais, dizem os representantes da instituição, acrescentando que mais de metade das pessoas com a doença morrem dentro de três meses após o diagnóstico.
“A grande maioria dos casos é diagnosticada quando o cancro já está num estado avançado, porque os sintomas geralmente se sobrepõem a outras condições, como indigestão e síndrome do intestino irritável", diz Jeni Jones, enfermeira, ao jornal.
Sintomas de cancro no pâncreas que são muitas vezes ignorados:
- Indigestão;
- Dores na barriga ou costas;
- Perda de peso inexplicável;
- Perda de apetite;
- Icterícia (nome dado à condição que causa pigmentação amarela ou verde da pele e da parte branca do olho);
- Comichão na pele;
- Mudanças nos hábitos intestinais;
- Diabetes diagnosticados recentemente;
- Náusea;
- Coágulos de sangue;
- Fadiga;
- Febre, tremores e mau estar geral;
- Dificuldade em engolir;
- Depressão e ansiedade.
Segundo a enfermeira, é importante não desvalorizar os sintomas, especialmente quando são persistentes, por isso, é importante ir ao médico quando sente que algo está errado.
Leia Também: 15 minutos contra o cancro? Saiba o que dizem investigadores