Já deve ter reparado. Depois de comer demais, é provável que tenha alguma sonolência. Pode acontecer nos almoços recheados de família, ou até nas grandes festividades que se aproximam, como é o caso da Ceia de Natal. Sabe que há uma explicação para lhe dar essa vontade de dormir.
Leia Também: Mal disposto depois de comer demais? Uma caminhada vai ajudar
Segundo o portal Iron Orr Fitness, a razão prende-se pelo facto do corpo estar a passar por mudanças químicas na altura da digestão, que neste caso tem de ser reforçada.
Ainda assim, nesta equação podem ser colocados outros fatores, como o tipo de comida que ingeriu ou os hábitos de sono que tem.
De uma forma geral, a comida serve de combustível para o corpo. Durante o processo da digestão, o corpo liberta hormonas para se sentir cheio. Ao mesmo tempo, o cérebro liberta serotonina, que o faz sentir sonolento, bem como melatonina, que o ajuda a adormecer.
O portal refere que o corpo não digere todos os alimentos da mesma forma, alguns acabam por fazer com que sejam libertadas mais hormonas do que outras. Acaba por ser enviado mais sangue para o sistema digestivo, o que faz com o cérebro tenha menos. Em casos mais graves, há pessoas que até têm desmaios.
Algumas das formas de reduzir os efeitos passam por beber muita água e limitar a ingestão de açúcar. Pode ser complicado, se vir uma mesa de sobremesas, mas o portal explica que é uma das maneiras de evitar a sonolência mais tarde.
Leia Também: Come estes alimentos diariamente? Tem menos hipóteses de ter um enfarte