A pandemia da Covid-19 teve impacto a vários níveis. Também a vida sexual acabou por ser afetada de forma negativa. Esta é a conclusão de um recente estudo da Texas State University, nos Estados Unidos.
Leia Também: Os alimentos que podem estar a estragar a vida sexual
Segundo o estudo, várias pessoas sentiram-se bastante preocupadas com outras questões relacionadas com a pandemia e em vários momentos sentiram-se isoladas.
“O stress relacionado com a pandemia, como a tensão financeira, solidão e preocupações no geral, podem influenciar o desejo sexual, uma vez que podem desencadear sintomas depressivos e aumentar com o passar do tempo”, explicou Rhona Balzarini, responsável pelo estudo.
A investigação foi realizada em duas partes. Na primeira, chegaram a ser entrevistados mais de 1.300 voluntários que estavam, ou não, num relacionamento. Quase 70% eram mulheres e tinham em média 30 anos.
Numa segunda parte, as entrevistas foram realizadas a uma amostra idêntica, mas com pessoas de várias nacionalidades. O stress causado pela pandemia da Covid-19 acabou por diminuir o desejo sexual.
O estudo foi publicado na revista Archives of Sexual Behavior.
Leia Também: Homens podem ser alérgicos a orgasmos e até ao próprio esperma