São tudo 'filmes' da nossa cabeça? Covid longa pode ser reação emocional
A hipótese é posta em cima da mesa por cientistas dos Estados Unidos.
© Shutterstock
Lifestyle Covid-19
Um estudo publicado recentemente na revista JAMA Network Open sugere que pessoas sem infeção anterior também podem apresentar sintomas semelhantes aos da Covid longa. Para os cientistas, a causa pode ser emocional.
A investigação, realizada na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, contou com a participação de mil voluntários adultos de oito cidades do país, recrutados entre dezembro de 2020 e setembro de 2021, quando as variantes Alpha e Delta eram dominantes. Todos os indivíduos haviam recuperado recentemente de uma infecção respiratória aguda e tido sintomas como febre, tosse e corrimento nasal.
Leia Também: Covid. O primeiro sintoma que se experiencia no WC, segundo investigação
Após a realização de questionários, os cientistas não verificaram quaisquer diferenças significativas entre os indivíduos que haviam, ou não, sido infetados por Covid-19, pelo que concluem que os sintomas de Covid longa são, na realidade, emocionais.
"Como as mudanças parecem semelhantes para os participantes que testaram positivo e negativo para a Covid-19, isso sugere que a experiência da própria pandemia e o stress que lhe está associado podem desempenhar um papel no atraso da recuperação das pessoas infectadas", disse Lauren Wisk, a principal autora do estudo, à JAMA.
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Leia Também: Pelo menos 90% da população mundial adquiriu imunidade à Covid, diz OMS
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com