Para conhecer a origem dos desportos de raquetes é necessário recuar até há cerca de mil anos e ir até Paris assistir a uma partida de Jeu du Paume (Jogo de Palma). Era uma modalidade que consistia em passar uma bola feita de pele de ovelha de um lado para o outro de uma rede. A modalidade caiu em desuso com o decorrer do tempo, dando lugar ao atual ténis, um dos desportos mais praticados do mundo. O ténis, por sua vez, ganhou várias derivações e é, hoje, possível praticar um grande número de desportos com recurso a raquetes, de várias formas e feitios, com regras e espaços diferentes.
"São desportos que, além de divertidos, têm benefícios associados ao nível da saúde cardiovascular e motora", sublinha o Urban Sports Club em comunicado.
Leia Também: O hábito de um minuto que todos temos e diminui o risco de morte precoce
Como tal, eis modalidades com recurso a raquetes que valem muito a pena experimentar:
Ténis
"O pai de todas as modalidades de raquetes (ou o irmão mais velho, se optarmos por reconhecer a paternidade ao Jogo de Palma). É jogado no tradicional campo dividido por uma rede, que pode ter um piso de relva, terra batida ou asfalto. Pode ser jogado em duplas, mas para quem quiser uma maior exigência física, poderá fazê-lo naquilo a que se chama de modalidade singular, com apenas um jogador de cada lado."
Padel
"É um desporto que nos últimos anos tem estado cada vez mais na moda. Funciona com duplas e é muito similar ao ténis. No entanto é jogado num campo mais pequeno e com umas raquetes parecidas com raquetes de praia. A grande diferença desta modalidade, é que o campo está rodeado por uma superfície de vidro, que funciona como um elemento extra no jogo. Assim, os jogadores podem usar as paredes para criar efeitos e movimentos, tornando o padel um desporto muito divertido e dinâmico."
Ténis de mesa
"O ténis de mesa tem a particularidade de poder ser facilmente jogado tanto numa vertente desportiva e competitiva, como numa vertente social. Pela dimensão reduzida do campo (consiste apenas numa mesa com 2,74 metros de comprimento e 1,55 metros de largura) algumas pessoas podem até ter a possibilidade de o praticar em casa, se possuírem uma mesa deste tipo. Com recurso a raquetes e bolas muito pequenas e leves, o ténis de mesa (também conhecido como ping-pong), não só tem exigência física, como promete muitas horas de diversão."
Leia também: O ginásio está caro? Saiba como manter-se em forma sem gastar um tostão
Badminton
"Talvez o desporto que a par do ténis tenha uma maior longevidade, já que a sua origem remonta ao século XIX. O badminton joga-se com recurso a uma leve pena, também conhecida como volante, que atribui uma dinâmica muito própria à modalidade, uma vez que a forma como voa por cima da rede é muito mais lenta, quando comparada com uma bola de ténis tradicional."
Ténis de praia
"Praticado regularmente no tempo de verão, como forma de passar o tempo na praia, esta modalidade também tem a sua vertente profissional, havendo muitos atletas por todo o mundo que se dedicam a esta prática desportiva. Ao contrário do registo mais popular, onde cada jogador tenta passar a bola para o outro sem a deixarem cair, na vertente profissional, o ténis de praia joga-se com a mesma dinâmica do ténis, onde os jogadores tentam passar a bola para o adversário sem que este a consiga devolver. Tudo isto jogado, claro, na areia."
Squash
"É um dos desportos de raquetes com mais benefícios na redução do stress. Pratica-se com uma pequena bola oca de borracha com dois ou quatro jogadores, num campo fechado por quatro paredes, sendo a parede traseira feita de vidro. O objetivo é jogar a bola contra a parede, tentando que o adversário não o consiga fazer. Quando a bola atinge a parede é esmagada, daí o desporto chamar-se Squash, já que em inglês 'squashed' significa isso mesmo."
Padbol
"Talvez o desporto que menos encaixa nesta lista. No entanto, para quem gosta de padel e futebol tem nesta modalidade a oportunidade de misturar os dois. No tradicional campo semelhante ao de padel, limitado por paredes de vidro, em vez de se usar raquetes, utiliza-se os pés e a cabeça como meio para passar uma bola de futebol ao colega e adversários. Não é um desporto de raquetes, mas é aí que vai buscar inspiração, tornando-o um desporto muito divertido e dinâmico."
Leia também: E depois das férias? O que fazer para sentir-se melhor do que nunca