Vários estudos já sugeriram que o café ajuda a diminuir o risco de diabetes tipo 2. Como o seu efeito, em mulheres com diabetes gestacional, nunca foi investigado, os cientistas do Centro Global para a Saúde da Mulher Asiática decidiram fazê-lo.
A investigação concluiu que beber café regularmente, após a gravidez, pode ajudar a diminuir o risco de diabetes tipo 2, em mulheres que tiveram diabetes gestacional.
Os resultados foram publicados, recentemente, na American Journal of Clinical Nutrition, revista científica.
Leia Também: Dorme mal? Pode estar em risco de diabetes tipo 2
O estudo tem como base informações relativas a mais de quatro mil mulheres caucasianas, com um histórico de diabetes gestacional. Após a recolha de dados, foram analisadas as associações do consumo de café, a longo prazo, com o risco de diabetes tipo 2.
Assim, os investigadores concluíram que o consumo de cafeína, após a gravidez, tem uma associação inversa e linear com o risco de diabetes tipo 2. Isto significa que ao comparar as mulheres que bebiam café, com as que não o faziam, o risco de diabetes foi reduzido até 53% (número relacionado com a quantidade de cafeína consumida).
Além disto, também concluíram que beber café, em vez de bebidas com açúcares e adoçantes artificiais, também reduz o risco desta doença até 17%.
Leia Também: Estudo não encontra relação entre Covid e risco de diabetes em crianças