Muitas pessoas acham que ao substituir os cigarros tradicionais pelos 'vapes' (também conhecidos como vaporizadores, em português, ou cigarros eletrónicos) é mais fácil deixar o vício. Mas um novo estudo, feito nos Estados Unidos, diz que os adultos que usam os dois têm ainda mais dificuldades em parar.
No estudo, disponível online, na Tobacco Control, revista científica, os investigadores realçam ainda que 'vaping' não parece ajudar os fumadores a parar. Além disso, em comunicado, também dizem que o essencial é incentivar os fumadores a parar de usar ambos.
Leia Também: Novo estudo revela a idade ideal para deixar de fumar
Os investigadores afirmam que usar os dois produtos é algo cada vez mais popular, mas ainda não se sabe, ao certo, como interagem um com o outro. Por isso, o objetivo da equipa foi tentar descobrir, analisando mais de 500 pessoas que têm este hábito e que participaram no Estudo de Avaliação de Tabaco e Saúde da População dos Estados Unidos.
A amostra incluiu homens e mulheres de várias etnias e com idades entre os 24 e os 44 anos. 76% fumavam cigarros diariamente e 33,5% usavam o 'vape' diariamente. A maioria (81,5%) considerava que usar um vaporizador era menos prejudicial do que fumar.
Foram analisados dados relativos a um período de seis anos e concluiu-se que o comportamento mais comum, em 42% dos participantes, era deixar de usar o 'vape', mas continuar a fumar cigarros tradicionais. Apenas 10% pararam de usar os dois e 15% continuou a fazê-lo.
Leia Também: Não vai acreditar no que acontece ao corpo minutos após deixar de fumar