Investigadores da Universidade McMaster, no Canadá, afirmam que o consumo, a longo prazo, do corante alimentar 'allura red' pode desencadear doenças inflamatórias intestinais, nomeadamente, doença de Crohn e colite ulcerativa.
Esta é a conclusão de um estudo, publicado na revista científica Nature Communications, onde se utilizou modelos experimentais em animais. Assim, foi possível descobrir que, a exposição prolongada, a este corante prejudica a saúde intestinal e promove a inflamação.
Leia Também: O alimento fácil de encontrar que ajuda a reduzir o risco de cancro
Os investigadores explicam, em comunicado, que o corante "interrompe diretamente a função da barreira intestinal e aumenta a produção de serotonina, uma hormona/neurotransmissor encontrado no intestino, que subsequentemente altera a composição da microbiota intestinal, levando ao aumento da suscetibilidade à colite".
Além disso, afirmam ainda que é um ingrediente comum em doces, refrigerantes, laticínios e alguns cereais. É utilizado cada vez mais, nos últimos anos, e serve para adicionar não só cor, mas também textura aos alimentos.
Os investigadores afirmam que é necessário continuar a estudar esta ligação e entender o efeito dos corantes alimentares ao nível experimental, epidemiológico e clínico.
Leia Também: Estes alimentos podem ser solução para o mau hálito