Controlar o cancro e evitar que se espalhe para outros órgãos do corpo pode ser conseguido através do exercício físico. A conclusão é de um estudo publicado na revista científica Cancer Research. Revela que há um tipo de exercício que pode fazer para evitar que tal aconteça.
A investigação refere que é nos exercícios aeróbicos que pode estar a solução. Neste tipo de prática, é o "oxigénio que estimula o funcionamento do sistema cardiorrespiratório e vascular, e é utilizado para processar energia para os músculos", explica o 'website' Atlas da Saúde.
Alguns exemplos passam por caminhar, andar de bicicleta, fazer 'jogging' ou nadar. O estudo foi feito pela Universidade de Tel Aviv, em Israel, e teve em conta dados de mais de 2.700 homens e mulheres entre os 25 e os 64 anos.
Leia Também: Cancro do pulmão. Mesmo os não fumadores devem fazer o rastreio
"Devido aos exercícios – particularmente exercícios intensos – células saudáveis são ativadas para exigir mais glicose e outros nutrientes necessários tanto para células saudáveis quanto para células cancerígenas", explica o médico Rand McClain.
"O resultado é que o crescimento do cancro, particularmente das células que formam metástases, é prejudicado ou impedido substancialmente", continua.
Refere ainda que “o exercício parece prevenir o desenvolvimento e crescimento do cancro ao estimular células saudáveis 'exercitadas' a competir contra as células cancerígenas por energia e nutrientes necessários para a sobrevivência".
Explica ainda que qualquer que seja a forma de exercício, se for feita entre 20 a 30 minutos por dia, já traz alguns benefícios.
Leia Também: O alimento fácil de encontrar que ajuda a reduzir o risco de cancro