A nossa casa é um reflexo do que somos e, se o início do ano pede novos começos, isso também serve para a decoração do espaço a que chamamos lar.
Quais os materiais, texturas e cores em voga? Em que elementos decorativos apostar? Veja abaixo as tendências de decoração que, segundo a Engel & Völkers, vão brilhar em 2023:
Leia também: Se tem paredes forradas a papel, é desta forma que deve limpá-las
1- Conforto em todos os detalhes
"No ano de 2020, foi introduzida uma tendência que veio para ficar: uma casa mais focada no conforto. Durante a pandemia começou a ser hábito estar mais tempo em casa, tanto a trabalhar, quanto a receber pessoas próximas. Posto isto, além das cores que proporcionam um espaço mais acolhedor, a tendência para 2023 passa também por investir em móveis e elementos decorativos que proporcionem conforto nos mínimos detalhes, como o uso de almofadas grandes, tapetes, mantas, entre outros. O design que pensa no bem-estar tem como objetivo ajudar a abrandar o ritmo do dia a dia e criar uma sensação de tranquilidade."
2- Cores neutras e aconchegantes
"Com foco na principal tendência de 2023, o bem-estar, entre as principais tendências de decoração para o próximo ano estão as cores que transmitam uma sensação acolhedora, confortável e aconchegante. Serão as cores neutras e naturais a pintar os dias do próximo ano e a compor as tendências de decoração. Os tons das paredes terão como principal tendência cores de elementos naturais como pedras preciosas e tons terrosos."
3- Iluminação natural
"Como o conforto e os espaços aconchegantes se encontram entre as principais tendências de decoração para 2023, tirar o maior proveito da luz natural é essencial para manter esta tendência. Investir em portas e janelas amplas, utilizar cores claras, cortinas mais delicadas e espelhos são algumas das melhores formas para deixar que a luz natural ilumine a sua casa."
Leia também: Tresanda? Livre-se do mau cheiro do frigorífico, tapetes e sofá
4- Móveis com linhas arredondadas
"Entre as tendências que se iniciaram em 2022 e que irão certamente continuar em 2023 estão os móveis de forma arredondada. Este modelo de mobiliário curvilíneo foi um ícone da decoração nas décadas de 60 e 70, voltando agora com um aspeto mais moderno e contemporâneo. Os móveis com linhas arredondadas podem ser usados em praticamente todos os ambientes da casa e é uma das tendências mais utilizadas para dar personalidade à casa."
5- Elementos da natureza na decoração
"A utilização de elementos da natureza dentro de casa é uma das formas mais eficazes de tornar uma divisão mais acolhedora. As fontes de água interiores, as flores e plantas são ótimos elementos para ajudar a criar um ambiente mais relaxante dentro de casa."
Leia também: Se usa Coca-Cola para desentupir canos, este artigo é para si