Se, até hoje, não encontrou um bom motivo para incluir cogumelos na sua dieta alimentar, um estudo publicado no Nutrition Journal sugere que o consumo deste ingrediente está associado a um menor risco de morte e, por consequência, a uma esperança de vida superior.
Os investigadores estudaram quase 15 mil pessoas, durante praticamente duas décadas. Aqueles que consumiam cogumelos apresentaram um risco de mortalidade 16% menor.
Leia Também: Mau hálito nem sempre é problema da boca. Pode ser 'inimigo silencioso'
Os dados mostram que a substituição de apenas uma porção diária de carne processada por cogumelos pode reduzir em 35% o risco de mortalidade por todas as causas.
Matt Kelly, fundador da marca Spacegoods, explicou ao jornal Daily Express que os cogumelos "estão [...] carregados de vitaminas que podem ajudar a promover a imunidade e a aumentar a energia". Ainda assim, esclarece que "isto não se aplica a todos os cogumelos".
Três espécies de cogumelos em particular, como o cordyceps, Chaga e crina de leão, têm sido associadas a um menor reduzido de doenças relacionadas com o envelhecimento e ao aumento da longevidade.
Leia Também: O chá azul com 'super poderes' contra a fome e o cancro. É fã?