Se é verdade que existe uma lista exaustiva de alimentos que ajudam a ultrapassar uma série de doenças, aliviando os sintomas, outros podem ser particularmente prejudiciais à saúde. Se lhe foi dito por um médico que sofre de colesterol alto, "deve evitar comer fígado e miudezas", alerta a Heart UK, denominação pela qual é conhecida uma instituição britânica dedicada à saúde cardiovascular. Ambos são "fontes muito ricas de colesterol" e, como tal, podem contribuir para o aumento dos níveis de gordura no sangue.
Embora o fígado possa ser considerado um alimento saudável, devido ao baixo teor de gordura saturada e por ser rico em vitaminas, a Heart UK diz que o seu consumo pode provocar problemas de saúde. A instituição esclarece: "Todos os alimentos de origem animal contêm algum colesterol".
Leia Também: Contra a pressão arterial elevada, coma 'isto' duas vezes por semana
Contudo, isto não quer dizer que as pessoas com colesterol elevado tenham de tornar-se vegetarianas. O 'segredo' está no equilíbrio. O objetivo é fazer uma "dieta saudável para o coração".
"Legumes e leguminosas ( ervilhas, feijões e lentilhas), frutas, nozes, sementes e grãos inteiros estão repletos de nutrientes e são ótimos para o colesterol e a saúde do coração", sublinha. "Devemos comer, pelo menos, cinco porções de fruta e vegetais por dia (cerca de um punhado cada) para nos mantermos saudáveis."
Leia Também: Nem imagina o bem que esta bebida pode vir a fazer por si (é anticancro)
Recorde-se que existem dois tipos de colesterol. O 'bom' colesterol (HDL) é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol (LDL) transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado Quando este está em excesso, o colesterol é um fatores de risco para a ocorrência problemas cardiovasculares, como enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral.
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher
Leia Também: Quem sofre de problemas digestivos, é esta dieta que deve adotar