Parecer mais velho tem consequências sérias na saúde, além das estéticas, diz um novo estudo, feito nos Países Baixos. Segundo os investigadores, isto talvez seja um sinal de que se está mais vulnerável a doenças relacionadas com a idade como osteoporose, perda auditiva e cataratas.
No total, os cientistas analisaram quase três mil pessoas, com idades entre os 50 e os 90 anos. O estudo foi publicado na revista científica British Journal of Dermatology.
Leia Também: O hábito de um minuto que todos temos e diminui o risco de morte precoce
Para o estudo, um painel independente tentou adivinhar a idade de cada participante, com base nos seus rostos. Além disso, os investigadores fizeram algumas perguntas sobre o seu estado de saúde, para tentar encontrar tendências.
Assim, concluíram que entre os indivíduos que pareciam cinco anos mais jovens as capacidades de pensamento eram, significativamente, melhores. Também estavam menos em risco de sofrerem problemas médicos como cataratas, osteoporose e perda auditiva.
"Noutras palavras, se parece mais jovem do que é, então a saúde dos seus sistemas de órgãos, corpo e mente provavelmente refletem isso", diz Tamar Nijsten, autor principal do estudo, ao jornal DailyMail.
Leia Também: Novo estudo revela o 'segredo' para viver durante mais anos