Nos últimos anos, a temperatura média do corpo humano tem vindo a diminuir. Um novo estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que uma das possíveis causas são bactérias que se alojam no intestino.
Concluíram que as alterações que são provocadas na microbiota intestinal estão a mexer com a temperatura média do corpo ao longo dos últimos anos. Há muito tempo que se assume que o valor médio se situa nos 37ºC.
Leia Também: Guarda a roupa suada depois do treino? O melhor é deixar de o fazer
Esta investigação explica que a cada década do último século esse valor foi diminuindo e situa-se agora nos 36,4ºC. O estudo analisou mais de 100 pacientes com sépsis de modo a encontrar um padrão entre as bactérias intestinais.
Foram também feitas análises em laboratório. "Descobrimos que o mesmo tipo de bactéria intestinal explicava a variação de temperatura tanto em humanos quanto em ratos", explica Robert Dickson, o médico responsável pelo estudo.
"Embora não tenhamos provado que as mudanças na microbiota explicam esta queda da temperatura do corpo humano, achamos que é uma hipótese razoável", refere Kale Bongers, outro dos responsáveis pelo estudo.
Os resultados da investigação foram publicados no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine.
Leia Também: Febre que não passa? 10 sintomas que justificam uma ida ao médico