Um sumo de tomate por dia nem sabe o bem que lhe fazia. "Existem inúmeros dados que sugerem que um copo de sumo de tomate por dia pode fazer bem para o coração", afirma o médico Joseph Ambani, da GlowBar, em declarações ao Daily Express.
"Um estudo demonstrou que indivíduos com fatores de risco para doenças cardíacas que bebiam sumo de tomate todos os dias tinham melhorado os níveis de pressão arterial diastólica [o segundo valor e diz respeito à medição da pressão quando o coração relaxa entre cada batimento] e sistólica [aparece em primeiro lugar e mede a força com que o coração se contrai e 'expulsa' o sangue do seu interior]", reforça.
No entanto, adverte: "Aconselho sempre as pessoas a tomarem sumo de tomate sem sal para reduzir o efeito causado pelo sódio", tão necessário para a atividade nervosa e muscular e para manter o equilíbrio de água no organismo, mas que, quando consumido em excesso pode provocar pressão arterial elevada, enfarte e acidente vascular cerebral
Leia Também: Fígado gordo. Sintomas que não pode ignorar (antes que seja tarde demais)
Dados do estudo referido pelo especialista, publicado em 2019 na revista Food Science and Nutrition, revelam que "o consumo de sumo de tomate sem sal melhorou a tensão arterial sistólica e diastólica e o nível de lipoproteína de baixa densidade [mau colesterol]". As conclusões baseiam-se numa amostra de 481 voluntários, residentes no Japão, em risco de doenças cardiovasculares.
Leia Também: Falta de ferro vê-se na pele. Eis um sintoma que provavelmente desconhece
Estou em risco?
Categorias da pressão arterial:
Risco baixo: 120/80 mm Hg
Risco médio: 121-139/80 - 89 mm Hg
Risco elevado: 140+/90 mm Hg
"Existem algumas exceções a estas categorias: por exemplo, para as pessoas com diabetes consideram-se valores para risco elevado quando a pressão arterial é superior a 130/80", pode ler-se no portal da rede de saúde CUF. Para quem tem mais de 80 anos de idade, "a pressão sanguínea sistólica [mede a força com que o coração contrai e 'expulsa' o sangue do seu interior] deve ser, de um modo geral, inferior a 150".
Leia Também: Alimentos que devem ser banidos do prato de quem tem colesterol alto