Exercício físico traz benefícios. A socialização com outras pessoas também. Um estudo publicado no Archives of Gerontology and Geriatrics revelou que a relação entre as duas só melhora a saúde dos mais idosos.
A investigação concluiu que quando o exercício é feito em conjunto com outras pessoas, os mais idosos acabam por retirar daí mais benefícios. O estudo foi feito com dados de mais de 4.300 idosos de uma cidade japonesa.
Leia Também: Será este o 'segredo' para aumentar as capacidades do cérebro?
Segundo o estudo, as pessoas que faziam exercício físico sozinhas diminuíram em 15% a risco de desenvolver algum problema cognitivo. Já no caso de quem treinou com outras pessoas, essa redução era quase o dobro, 29,2%.
"Adicionar o elemento social pode tornar o exercício regular e ainda mais preventivo. Adotar esse hábito pode ser extremamente valioso", explica o professor Okura, responsável pelo estudo.
No entanto, a investigação refere que serão necessários mais estudos para perceber a intensidade e o tipo de treino que podem ser feitos para trazer ainda mais benefícios. Estudar a relação entre o exercício e a prevenção da demência é outro dos próximos passos.
Leia Também: Atenção, dietas ricas em gordura levam à inflamação precoce do cérebro