Do algodão ao linho, é 'assim' que deve engomar cada tecido

É desta que a lição fica aprendida.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
26/01/2023 19:01 ‧ 26/01/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Passar a ferro

Os bons resultados dependem da técnica utilizada. "A cada tecido, as suas dicas", escreve a a organização de defesa do consumidor DECO Proteste, que preparou um guia que irá ajudá-lo a passar a ferro sem estragar a roupa.

Tecido a tecido, é 'isto' que deve fazer:

Algodão

"Engelha-se facilmente, pelo que deve recorrer ao vapor e a uma temperatura elevada, com a peça virada do direito."

Bombazine

"Se for de puro algodão, siga as indicações para esse tipo de tecido. Caso seja de viscose ou de uma mistura de poliéster e algodão, engome a peça húmida e do avesso, para evitar brilhos."

Bordados

"Deve engomá-los do avesso e usando apenas a ponta do ferro."

Leia Também: Estas são as coisas que jamais deve colocar na máquina de lavar a loiça

Ganga

"Embora também inclua algodão, é um tecido forte e resistente. Engome com o ferro muito quente, primeiro a parte do avesso e depois a da frente."

"Estique um pano limpo sobre a peça de roupa, para evitar que o ferro fique agarrado às fibras da lã, o que pode acontecer mesmo com uma temperatura baixa. Depois, aplique passagens rápidas e contínuas, com vapor moderado."

Linho

"O ferro deve estar muito quente. Também pode utilizar vapor, para humedecer o tecido e eliminar mais rapidamente as rugas. Caso se trate de uma peça de cor clara, engome primeiro o avesso e depois a frente, para reativar o brilho. Se for um tecido escuro, engome apenas do avesso."

Leia Também: Um super truque barato que deixa o lava-louça a brilhar? Só precisa de...

Polar

"O melhor é não engomar este tecido, pois é extremamente sensível ao calor. Pendure as peças enquanto secam, para que fiquem o mais esticadas possível."

Poliéster, nylon e rayon

"Quanto mais elevada for a temperatura, menos passagens deve fazer. Para evitar brilho, engome do avesso e com o ferro frio."

Seda

"É um dos tecidos mais delicados, mas, com algum cuidado, nada é impossível. A seda deve ser lavada à mão e engomada imediatamente após sair do estendal, enquanto ainda está húmida. Engome o tecido do avesso e com o programa para sedas ou à temperatura recomendada pelo fabricante. Para maior proteção e evitar brilhos, estique um pano por cima da roupa. Aplique passagens rápidas, com pouca pressão e vapor reduzido.

Veludo

"Também muito delicado, deve ser engomado do avesso, com a menor pressão possível. Pode igualmente usar um pano em cima da roupa, de preferência, húmido."

Leia Também: Sanita imunda? Três truques que eliminam até a sujidade mais difícil

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas