Costuma colocar almofadas ao sol para evitar ácaros e fungos, certo? Errado. A imunoalergologista Ana Caroline Dela Bianca, da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), recomenda que pare de o fazer o quanto antes.
Segundo a especialista, estes microrganismos responsáveis por provocar alergias instalam-se no interior das almofadas e não na superfície. "Se a almofada for exposta ao sol, o interior irá aquecer, o que favorece a proliferação de ácaros, fungos e bactérias", esclarece Ana Caroline Dela Bianca, em declarações ao jornal Metrópoles.
Leia Também: Do algodão ao linho, é 'assim' que deve engomar cada tecido
Como tal, o ideal é deixar as almofadas num local arejado, mantendo-os protegidos pelas fronhas, apenas com luz indireta a bater nelas.
A imunoalergologista da ASBAI partilha, ainda, algumas dicas que vão ajudá-lo a manter as almofadas limpas:
- O ideal é que a limpeza seja realizada em lavandarias. As máquinas de uso doméstico podem não ter o desempenho necessário para a secagem completa da almofada;
- As fronhas devem ser lavadas a cada três ou quatro semanas;
- As almofadas devem ser trocados de dois em dois anos;
- Procure não varrer e limpar os móveis do quarto durante a limpeza. Para prevenir que os ácaros se instalem nos lençóis e fronhas limpas, dê preferência ao uso de panos húmidos.
Leia Também: Casa minúscula? Dicas que vão ajudá-lo a tirar melhor partido do espaço