Risco de infeções pode ser maior para este tipo de pessoas
A conclusão é de um estudo publicado na revista Scientific Reports.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
Um estudo publicado na revista Scientific Reports revela que pessoas com fraco desempenho cognitivo estão a maior risco de vir a ter uma infeção. A investigação foi realizada por cientistas das universidades de Michigan, Virgínia e Duke University School of Medicine, todas nos Estados Unidos.
"Todos sabemos que se estamos stressados ou não dormimos o suficiente, isso predispõe a ter um sistema imunológico menos resiliente", explica Alfred Hero, um dos autores do estudo.
Leia Também: Covid-19. Risco de desenvolver doenças autoimunes aumenta após infeção
A investigação conclui que pequenas variações no desempenho cognitivo podiam aumentar o risco de desenvolver stress, falta de sono e fadiga, por exemplo. O estudo foi feito a um grupo de 18 voluntários. Ao longo de três dias foram submetidos a vários testes cerebrais. Foi avaliado o tempo de reação ou a coordenação com números e símbolos.
"Quando analisámos a mudança ao longo do tempo, descobrimos que a variação na função cognitiva está intimamente relacionada à imunidade", continua Yaya Zhai, outra das responsáveis pela investigação.
"Espero que haja a hipótese de confirmar estas descobertas num estudo maior e mais definitivo", diz Ronald Turner, que conduziu os testes.
Leia Também: Covid-19. Infeção pode levar ao aumento da gordura corporal
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com