Geralmente, é fácil identificar um alimento estragado, já que o cheiro e aparência mudam. Existem, no entanto, alguns que são um mistério, como os ovos. A casca esconde o seu interior e, muitas vezes, é impossível saber como está.
Felizmente, segundo a revista EatingWell, existem formas de testar os ovos, antes de os consumir, a maioria é recomendada por especialistas e entidades que se dedicam a segurança alimentar.
Leia Também: É neste tipo de recipientes que deve congelar refeições
Especialistas, citados na revista, dizem que a data mais importante, na caixa dos ovos, não é a validade, mas sim a data de embalagem.
É uma forma de saber em que dia foram embalados e, segundo o Instituto de Agricultura e Recursos Naturais da Universidade de Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos, o melhor é comer os ovos dentro de três a cinco semanas a partir dessa data.
Se não quiser fazer contas, existem outras técnicas. Encha uma tigela ou copo com água suficiente para que o ovo fique completamente submerso. Coloque o ovo dentro e veja se afunda ou flutua. Se flutuar é provável que não esteja bom.
A melhor forma de testar é mesmo abrir os ovos. Se a gema ou a clara apresentarem alguma descoloração, o ovo não está bom, já que isto indica o crescimento de bactérias. Se os ovos parecem estar saudáveis, mas têm um cheiro estranho ou sulfúrico, também não devem ser consumidos.
Leia Também: Nem pense em guardar as sobras de comida 'assim' no frigorífico