Hábitos de sono irregulares podem aumentar o risco de aterosclerose, condição que ocorre quando existe uma acumulação de depósitos de gordura, conhecidos como placas 'endurecidas', nas paredes das artérias, sugere um novo estudo.
Algo que tem a capacidade de causar o estreitamento das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo e a quantidade de oxigénio, assim como outros nutrientes que chegam ao corpo, dizem os investigadores, citados no jornal DailyMail.
Leia Também: Se quiser dormir toda a noite, não beba café a partir desta hora
É ainda possível que crie coágulos sanguíneos que bloqueiam as artérias e, muitas vezes, causam ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais.
Para chegarem a esta conclusão, os investigadores acompanharam mais de dois mil adultos, com uma idade média de 69 anos, nos Estados Unidos, ao longo de três anos.
Assim, concluíram que os indivíduos cuja duração do sono variava em mais de duas horas, ao longo de uma semana, estavam 40% mais em risco de ter grandes quantidades de placas 'endurecidas' nas artérias.
Além disso, indivíduos que tinham horários de sono irregulares e variavam a hora de dormir, em mais de 90 minutos, durante a semana, tinham 43% mais hipóteses de níveis altos de cálcio nas artérias coronárias.
Leia Também: Não conseguiu dormir? Comer estes alimentos pode ajudá-lo a recuperar