Organizado pela Câmara de Serpa e pela comissão promotora, constituída por várias entidades, o Feira do Queijo do Alentejo, que vai para a sua 22.ª edição, realiza-se, até domingo, no Parque de Feiras e Exposições da cidade alentejana.
"Estamos a preparar um regresso em grande, depois das limitações da pandemia. Temos cerca de 140 expositores", dos quais "40 da área dos queijos", incluindo "seis de Espanha", realçou à agência Lusa o presidente da Câmara de Serpa, João Efigénio Palma.
Segundo o município, estarão representados no certame queijos com Denominação de Origem Protegida (DOP) oriundos de todo o país, nomeadamente Serpa, Azeitão, Castelo Branco, Évora, Nisa e Serra da Estrela.
Leia Também: Lousã promove XI Festival Gastronómico da Chanfana em 19 restaurantes
A par de outros queijos nacionais e internacionais, também estarão presentes DOP espanhóis originários da ilha de Minorca, Galiza, Cádis e Málaga, adiantou a autarquia alentejana.
Nas declarações à Lusa, o presidente do município realçou que a organização decidiu "aumentar significativamente o espaço da feira, com mais duas tendas, para albergar mais 40 expositores do que na edição anterior", realizada em 2020.
"Esperamos uma feira com um regresso em força, dando a conhecer os nossos produtos. Além do queijo, que é, efetivamente, o produto de eleição, também os vinhos, os enchidos e outros produtos do concelho", referiu.
De acordo com a câmara municipal, o programa da feira inclui oficinas de fabrico de queijo, exposição de ovelhas e mostra de cães de pastoreio, demonstrações de tosquia e concursos de ovinos da raça 'Ile de France' e do Cão da Serra de Aires.
O concurso "O Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo", gastronomia e atividades culturais e de animação, com destaque para atuações de grupos corais do concelho, são outros dos atrativos do certame.
Leia Também: Alerta, 'foodies'. Há dezenas de restaurantes com descontos até 50%