Fezes longas e de coloração escura são, segundo o NHS inform, um sintoma de cirrose hepática, uma doença que conduz à destruição do fígado, sendo que este carcinoma apresenta elevada mortalidade se for diagnosticado numa fase tardia.
Leia Também: Ver para crer. Este é um sintoma de cancro do intestino em 89% dos casos
Esta é a quarta e última fase da esteatose hepática, uma patologia conhecida como fígado gordo, que está ligada à obesidade e diabetes. Porém, a maioria das pessoas só sabe que tem excesso de gordura no fígado depois de realizar uma ecografia ao órgão por outros motivos.
A doença manifesta-se habitualmente quando já é tarde demais. "Os danos causados pela cirrose não conseguem ser revertidos e podem eventualmente tornar-se tão extensos que o o fígado deixa de funcionar. A isto chama-se insuficiência hepática", pode ler-se no portal NHS inform. Se além de mudanças nas fezes notar sangue no vómito, deve procurar ajuda médica urgente.
Leia Também: Colesterol perigosamente alto? Siga estas dicas simples e evite o pior
Outros sintomas comuns de cirrose incluem fraqueza, perda de peso e massa muscular, icterícia (pele amarelada devido à acumulação de bilirrubina no sangue), perda de libido (desejo sexual), a facilidade de se fazerem hematomas devido à falta de fatores de coagulação, que deveriam estar a ser produzidos pelo fígado, e, entre outros, ascite (distensão do abdómen por acumulação de líquido).
A melhor forma de prevenir a esteatose hepática e as suas consequências É ter atenção ao peso a mais, manter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar exercício físico regular e deixar de fumar.
Leia Também: Vá ao médico. Estes sintomas são comuns em doentes com cancro agressivo