O fruto que deve comer mais vezes (o mais provável é tê-lo em casa)
De certeza que está a tirar total proveito das suas vantagens? Olhe que não...
© Shuttterstock
Lifestyle Alimentação
Estudos apresentados no 9.º Simpósio dos Benefícios das Berries à Saúde, realizado no início de fevereiro em Tampa, nos Estados Unidos, revelam que comer morangos todos os dias ajuda a proteger a saúde do coração. As descobertas mostram que o fruto melhora o sistema cardiometabólico, além de diminuir do colesterol total e o mau (LDL), o stress oxidativo, a resistência à insulina e a quantidade de açúcar no sangue.
Leia Também: Acha mesmo que sabe de que são feitas as delícias do mar? Olhe que não...
Segundo os cientistas, uma dieta pobre em frutas está entre os principais fatores de risco cardiovascular e desenvolvimento de diabetes tipo 2, a mais frequente e que surge quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando esta não é utilizada de forma correta pelo nosso organismo. Como tal, devemos não só aumentar a quantidade total de frutas consumidas como a diversidade.
Um dos trabalhos apresentados no simpósio, feito no Instituto de Tecnologia de Illinois, analisou 34 homens e mulheres com uma média de 53 anos. Os voluntários sofriam de hipercolesterolemia (uma doença genética que se traduz por níveis elevados de colesterol desde a nascença) moderada. O grupo foi acompanhado durante quatro semanas. Durante esse período, os cientistas mediram as taxas metabólicas dos voluntários.
Os resultados indicam que a função vascular (dilatação dos vasos) do grupo melhorou de forma rápida - cerca de uma hora - após o consumo de morangos.
Leia Também: Inflamatória e anticancro. Bebida que tem sempre em casa dá anos de vida
Para um outro estudo, um grupo de cientistas recrutou 33 adultos obesos. Durante a investigação, os participantes foram instruídos a consumir diariamente duas chávenas e meia de morangos e, segundo os autores do estudo, esse hábito diminuiu significativamente a resistência à insulina e aumentou o tamanho das partículas de colesterol 'bom' (lipoproteína de alta densidade), em comparação com o grupo que não ingeriu a fruta. Os investigadores defendem que o morango deve ser consumido para prevenir a diabetes e doenças cardiovasculares.
Leia Também: Para um intestino saudável e feliz, cumpra estas cinco regras
Pouco calórico, o morango é um fruto rico em minerais (ferro e potássio) e vitaminas C e B9 (ácido fólico). As sementes do morango (aquênios) estimulam levemente o trânsito intestinal.
Deve optar pelos morangos com um cálice verde e os mais brilhantes. Isso é sinal de riqueza em água e frescura. Evite os demasiado grandes ou com manchas.
Mantenha o fruto até três dias no frigorífico, com filme plástico ou num recipiente fechado, para não perderem água. Esta é a melhor forma de conservá-lo.
Leia Também: Colesterol perigosamente alto vê-se nos olhos. Fique atento a este sinal
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com