Pão é considerado o 'inimigo' de todas as dietas. Engana-se, no entanto, quem acha que não tem lugar numa alimentação saudável. São ricos em carboidratos, é verdade, mas também são uma ótima fonte de grãos integrais, que ajudam a prevenir diabetes, doenças cardiovasculares e vários tipos de cancro.
Por esta, e outras razões, não deve ser esquecido e quem procura a versão mais saudável deve ter em conta alguns fatores. Então, a CNN internacional, falou com especialistas em nutrição.
Leia Também: Está constantemente com fome? Tem de parar de comer isto
De acordo com Steph Grasso, uma dietista, é necessário definir os objetivos de saúde antes de considerar qual comprar. Pão feito com trigo "oferece mais vitaminas, grãos integrais e fibras, e tem menos impacto negativo no açúcar no sangue, o que pode ser útil para pessoas com resistência à insulina", mas o pão branco tem características muito semelhantes, realça.
Já a pensar em quem se preocupa com a saúde intestinal ou quer algo menos refinado, mas com o sabor do pão branco, a dietista sugere experimentar 'sourdough'. Como se trata de um pão fermentado, é ótimo para os microbiomas intestinas, mas também é mais fácil de digerir.
Também é importante analisar a lista de ingredientes de todos e procurar elementos simples como farinha, água, sal e fermento. É que, segundo a especialista, é fácil inserir ingredientes que aumentam os níveis de açúcar e sódio.
Se quiser algo com mais fibras o melhor é apostar em pão integral ou aqueles que são feitos sementes na côdea. Aconselha ainda comprar estes alimentos em negócios locais onde seja é são feitos, no geral, com ingredientes mais simples.
Pães rotulados como 'light' ou 'low-carb' (baixos em carboidratos) devem ser evitados. Costumam ter ingredientes a mais e desnecessários com o objetivo de lhes adicionar mais sabor, explica.
Leia Também: Alimentos que não podem faltar na casa de quem quer emagrecer (com saúde)