Se está a fazer algumas mudanças na decoração de casa é melhor adicionar quadros à sua lista de compras. É que, como já foi comprovado, múltiplas vezes, em estudos e não só, a arte consegue melhorar significativamente o bem-estar.
Aliás, colocar arte nas paredes "é a maneira mais fácil e acessível de introduzir alguma plenitude mental na sua decoração de interiores", diz Annica Wallin, diretora executiva de criação da Desenio, na revista Ideal Home.
Leia Também: A nova marca com peças de decoração onde nada é igual - é tudo Uniku
É importante, no entanto, escolher o quadro que vai pendurar com muito cuidado. É que ao "trazer uma obra de arte para dentro de casa, é bom lembrar que a arte é a visualização de uma intenção e sentiremos algo diferente quando a virmos", explica a designer Lora Starling.
Além disso, a arte também é capaz de evocar sentimentos intensos e fortes, ou seja, o que escolhemos deve representar o que mais queremos sentir em casa ou naquele espaço específico.
"Todos nós queremos que as nossas casas pareçam um lugar onde podemos descontrair e relaxar, e adicionar obras de arte é uma maneira simples de obter um ambiente interior mais calmo", afirma Harriet Pringle, fundadora da Nachie, um marketplace. Se quiser um ambiente mais relaxante, o melhor é apostar em arte com tons naturais e suaves, como azuis e verdes. Ideais para um quarto.
Imagens de "paisagens, paisagens marítimas e abstratos suaves também funcionam, se tiverem curvas e linhas suaves, o que significa que são calmantes para os olhos e criam uma sensação de relaxamento", esclarece.
Já num espaço como uma sala de estar funcionam melhor cores vibrantes e alegres que melhoram o humor. O mais importante é encontrar peças que o deixem mais feliz.
Leia Também: Cinco objetos que nunca deve guardar na mesa de cabeceira