O fruto que deve ter sempre em casa para atacar o cancro e o colesterol
É muito mais comum do que julga e vai bem com granola.
© Shutterstock
Lifestyle Alimentação
Não, não tem um nome complicado, nem é difícil de encontrar, mas, segundo um especialista, faz maravilhas pela saúde. De acordo com Andre Brittain-Dissont, da Extensa Anti-Ageing Clinic, no Reino Unido, o mirtilo contém "enormes benefícios anti-envelhecimento".
Leia Também: Fígado gordo (e em sofrimento). Preste mais atenção à sua boca
Em declarações ao jornal Daily Express, o responsável explica que o fruto é rico em fitoquímicos, compostos que têm vindo a ser reconhecidos pelos seus efeitos benéficos para a saúde, "incluindo a reparação de ADN [essencial para a prevenção e tratamento de cancro], reduções benéficas de lipoproteínas [as mais conhecidas são as LDL - que transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado e que, quando está em excesso, é um fator de risco relevante das doenças cardiovasculares - e as HDL - responsáveis pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado], reparação óssea e melhorias cognitivas".
Andre Brittain-Dissont acrescenta que alguns estudos em animais têm demonstrado que estes vivem mais anos quando consumem mirtilos. "Isso parece estar relacionado com a redução do stress oxidativo e dos radicais livres, a redução da inflamação e do risco de cancro", diz.
Leia Também: O truque (super fácil) que ensina a descascar alhos em segundos
Uma das razões pelas quais os mirtilos podem ajudar a reduzir o seu colesterol deve-se ao facto de o fruto ser rico em fibra solúvel. Além disso, um estudo publicado no The Journal of Nutrition, descobriu que os mirtilos reduziram os níveis de colesterol 'mau' em 27% em apenas oito semanas.
De acordo com o American Institute for Cancer Research, vários trabalhos de investigação descobriram que o consumo de mirtilos aumenta a atividade antioxidante no sangue. O portal da saúde refere ainda que o teor de fibra e vitamina C dos mirtilos pode reduzir o risco de cancro do intestino e do pulmão.
Brittain-Dissont ressalva que devemos optar por mirtilos orgânicos para obter todos os benefícios do fruto. "cerca de 75 gramas por dia é uma excelente adição à dieta", defende.
Leia Também: Corra para o supermercado. Três alimentos baratos que atacam o colesterol
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com