Além das conhecidas máquinas de café em cápsulas, há quem opte por ter os grãos e usar também nas máquinas apropriadas. Neste caso, tem de guardar bem os grãos para evitar que se estraguem e resultem numa bebida pouco agradável.
O 'website' Epicurious falou com Dakota Graff, da Onyx Coffee Lab, Aaron MacDougall, da Broadsheet Coffee Roasters, e Michael Phillips, da Blue Bottle Coffee, para saber melhor como deve armazenar este ingrediente.
Leia Também: Esqueça a chávena de café matinal sem graça e faça esta versão cremosa
Explicam que congelar, num saco fechado a vácuo, pode ser uma hipótese. Ainda assim, existe o risco da passagem alguns odores para os grãos. Esta pode ser uma maneira de fazer com que o café dure mais tempo.
"Manter o café fresco significa seguir três princípios: diminuir a movimentação do ar, limitar as oscilações de temperatura e evitar a exposição ao sol", conta Michael Phillips.
Para o caso de querer usar o café em grão durante o próximo mês, pode seguir o conselho de Aaron MacDougall. "Sacos com fecho são os ideais já que ajudam a preservar a frescura do café." Pode ainda usar recipientes de metal ou até de vidro, transparentes.
Já no caso de ter grãos para usar ao longo de quatro semanas, o saco hermético é a melhor escolha. "Convém armazená-lo num local sempre escuro, como um armário ou uma despensa."
Deixá-lo apenas no reservatório do moinho ou da máquina não é uma boa escolha. "Fará com que o café fique 'velho' rapidamente. Também pode fazer com que o óleo se acumule dentro do moedor", conta Michael Phillips.
Leia Também: Beber café pode tornar uma sesta ainda mais eficaz. Saiba como