Um estudo da University of Exeter, do Reino Unido, publicado no BMJ Medicine, refere que ter altos níveis de cafeína no corpo pode ajudar a diminuir a quantidade de gordura corporal e também reduzir o risco de diabetes tipo 2.
A investigação refere que o consumo de bebidas com cafeína e sem calorias são boas opções para evitar o risco de obesidade e de diabetes.
Leia Também: "E a obesidade? Até quando vamos ignorar?"
O estudo não aponta apenas o café como uma boa escolha. "Não se recomenda o consumo de mais café, esse não foi o objetivo deste estudo", refere Katarina Kos.
Esta investigação foi baseada noutros estudos já publicados anteriormente. Revelam que existem variantes genéticas que estão associadas ao metabolismo como resposta aos níveis de cafeína no sangue.
A redução do risco de diabetes foi associada à diminuição da perda de peso. "As pessoas deveriam beber mais café para reduzir o risco de gordura ou diabetes? A ciência sugere boas evidências de que consumir cafeína aumenta a perda de gordura, mesmo em repouso", explica o professor Stephen Lawrence.
Leia Também: Estudo sugere que medicamento para diabetes diminui risco de Covid longa