"Ignoramos que os cães e gatos são potenciais reservatórios ou hospedeiros intermediários", revela Colin Parrish ao New York Post, virologista que está a estudar doenças respiratórias em animais. Explica que há vírus que podem ser transmitidos dos animais para humanos.
Virologistas revelam que cães no sul China infetaram pessoas com uma variante da gripe C. Colin Parrish aponta que deveria ser feito um maior controlo, uma vez que esta doença pode tornar-se emergente.
Leia Também: Veja se a cama do seu cão precisa de ser trocada. Eis os sinais
O vírus CCoV-HuPn-2018 também pode ser transmitido de cães para pessoas. Foram encontrados casos na Malásia e na Tailândia . "Não se pensava que os coronavírus de cães e gatos infetassem pessoas", revelou a virologista Anastasia Vlasova.
"Este coronavírus provavelmente circula amplamente em todo o mundo, mas ninguém lhe prestou atenção", conta John Lednicky, professor da University of Florida, nos Estados Unidos.
"Como os sintomas da doença são idênticos aos da gripe, provavelmente foi diagnosticado como tal em muitos casos", continua John Lednicky. Refere que pode causar pneumonia em crianças, mas que em adultos apenas apresenta sintomas leves.
Este professor especula ainda de um outro vírus que pode ser transmitido de animais para humanos, o Heartland, que também pode levar a sintomas idênticos.
Leia Também: Se o seu cão está com este problema, saiba como deve alimentá-lo