Vegetais de cor branca podem ser os seus melhores amigos na redução do colesterol. Segundo especialistas, têm inúmeros benefícios que são uma mais valia para a saúde de todos.
"Sinto frequentemente que os vegetais brancos, tais como cebolas, alho e couve-flor, são subestimados", considera a especialista em fitness, bem-estar e nutrição Penny Weston, fundadora do MADE Wellness Centre, no Reino Unido, em declarações ao jornal Daily Express. Porém, a verdade é que "podem ajudar a reduzir o colesterol". Além disso, "têm muitos benefícios para a saúde" e contribuem para "uma vida mais saudável e longa".
Leia Também: O fruto que deve ter sempre em casa para atacar o cancro e o colesterol
Destes três alimentos, Penny Weston destaca a cebola. "Contém vitaminas B6 e C, manganês, bem como compostos de enxofre, que reforçam o sistema imunitário", sublinha.
Esta afirmação é corroborada por um estudo publicado, em 2021, na revista Food Science and Nutrition. Através da revisão de 10 estudos, que envolveram mais de 440 participantes, os cientistas concluíram que a cebola aumentava os níveis de lipoproteínas de alta densidade (HDL ou 'bom' colesterol) e reduzia as de baixa densidade (LDL ou 'mau' colesterol).
Leia Também: O fruto que deve comer mais vezes (o mais provável é tê-lo em casa)
Recorde-se que o colesterol HDL é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o LDL é conhecido como 'mau colesterol' e transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Quando está em excesso é um fator de risco relevante das doenças cardiovasculares.
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher
Leia Também: É isto que está realmente a comer quando opta por salsichas de aves