A sensação constante de barriga inchada ou de distensão abdominal pode estar relacionada com diversas condições médicas, entre elas cancro do ovário. Porém, este sintoma é muitas vezes confundido, o que atrasa diagnósticos e piora a prognóstico.
Valentina Milanova, fundadora da Daye, empresa de investigação em saúde das mulheres, explica ao Daily Express que "o cancro do ovário é responsável pelo maior número de mortes relacionadas com tumores ginecológicos, pelo que é frequentemente apelidado de 'assassino silencioso'". "Os sintomas podem ser difíceis de detetar, uma vez que normalmente se sobrepõem a outras condições", sendo que um deles é justamente a sensação de barriga inchada.
Leia Também: Se bebe água com limão todas as manhãs, este artigo é para si
Contudo, isto é algo que pode ser facilmente confundido com outros problemas, tais como obstipação, síndrome do intestino irritável ou ainda ter comido demasiado. Porém, "é o sintoma mais frequentemente relatado" pelas doentes, porque "a forma mais comum de propagação deste cancro é através da cavidade peritoneal", explica. "As células cancerosas também podem bloquear a drenagem linfática, causando a acumulação de fluidos."
Kimya Tarr, do Babylon Health, sublinha que "é importante ressalvar que as mulheres podem sofrer de inchaço por razões que não estão relacionadas com o cancro dos ovários, tais como o consumo de alimentos e bebidas gaseificadas, obstipação ou síndrome do intestino irritável". "Algumas mulheres também se sentem inchadas com a menstruação", lembra.
Leia Também: Sonha com uma barriga livre de gordurinhas? Faça este chá caseiro