O crime está a chocar Portugal e faz lembrar o perigo das redes sociais.
Três influencers, com idades compreendidas entre os 17 e os 19 anos, e milhares de seguidores nas redes sociais, foram detidos, na passada segunda-feira, 24 de março, por suspeitas de terem violado, em grupo, uma adolescente de 16 anos, em Loures.
Além da violação, os suspeitos terão ainda filmado o ataque e partilhado o mesmo nas redes sociais.
Encontro transforma-se em pesadelo
Segundo o Correio da Manhã, a vítima achava que ia a um encontro com um dos influencers, que conheceu nas redes sociais, mas, quando chegou ao local, perto da sua casa, em Loures, estavam à espera dela, os outros dos suspeitos, também com milhares de seguidores na internet.
Os três terão obrigado a menor a ter relações sexuais, enquanto filmavam a violação, que ocorreu em meados de fevereiro, durante o dia, em plena via pública.
A denúncia chegou à Polícia de Segurança Pública (PSP) através do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, antes mesmo de a vítima formalizar queixa. Contudo, por se tratar de um crime sexual, o caso foi, posteriormente, entregue à PJ, que deteve os suspeitos.
Libertados após serem presentes a juiz
Apesar de terem sido detidos, após serem presentes a primeiro interrogatório judicial, os suspeitos saíram em liberdade, sujeitos às medidas de coação de apresentações periódicas semanais e proibição de contactos com a vítima.
Questionado sobre a decisão de saírem em liberdade, o responsável pela Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo da PJ, João Oliveira, realçou que "seguramente os senhores magistrados - num primeiro momento no Ministério Público - e, num segundo momento, o juiz de instrução, fizeram uma ponderação muito exaustiva de todos os factos".
"Tenhamos presente de que estamos a falar [de que] todos são muito jovens. Não estou a defender, nem a criticar. Não nos compete a nós. Estou a procurar fazer o que me compete: evitar alarmismos. Não vamos criticar ninguém na praça pública", acrescentou.
Identidades dos suspeitos
Para já, não se sabe oficialmente quem são os suspeitos que, em grupo, terão violado a menor. Porém, nas redes sociais são muitos os que apontam o dedo a um influencer de 19 anos - com mais de 250 mil seguidores no TikTok e 65 mil no Instagram - que é, segundo a CNN Portugal, jogador de futebol de um clube da distrital de Coimbra e teve uma breve passagem pelo futebol universitário nos EUA.
Nas redes sociais exibe uma vida de luxo, com viagens ao Dubai "para comprar um iPhone", assim como para outros destinos.
Terá sido com este influencer, que, entretanto, já negou todas as acusações nas redes sociais, que a adolescente terá marcado um encontro que acabou em pesadelo.
Leia Também: Suspeitos de violarem jovem de 16 anos em grupo seriam "influencers"