Pressão arterial muito alta, ou hipertensão, é um problema que afeta muitos e, a longo prazo, tem consequências graves, já que aumenta o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e não só. Fazer algumas mudanças nos hábitos e alimentação tem um impacto significativo.
Por exemplo, é importante não consumir muito sal, assim como outros alimentos ricos em sódio, porque fazem subir os níveis de pressão arterial, dizem os especialistas do Heart Research Institute UK, no jornal Mirror.
Leia Também: Tenha-os sempre em casa. Alimentos que ajudam a baixar a pressão arterial
"O sal faz o seu corpo reter a água. Se comer demasiado, o excesso de água no sangue significa que há pressão extra nas paredes dos vasos sanguíneos, aumentando a pressão sanguínea", explicam. Entre os piores alimentos ricos em sódio, encontra carnes processadas e fumadas, como bacon, salsichas, fiambre, entre outras.
Aliás, a Organização Mundial da Saúde, citada no jornal, recomenda que adultos saudáveis não consumam mais do que cinco gramas de sal todos os dias.
Para contrariar isto, o melhor é usar muito pouco sal ou substituir, ao temperar a comida, com especiarias e ervas aromáticas. Pode sempre ler os rótulos e etiquetas de cada alimento e encontrar as versões que são baixas em sódio.
Leia Também: Acha que sabe as diferenças entre AVC e um enfarte agudo do miocárdio?