O fruto docinho (e muito popular) que toda a gente devia estar a comer

Quem diria que um fruto tão pequeno oferecia tantos benefícios!

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
22/03/2023 07:44 ‧ 22/03/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Alimentação

Comer uvas pode prolongar a vida por cinco anos, segundo uma investigação publicada na revista científica Foods. Os cientistas da Universidade de Western New England, nos Estados Unidos, descobriram que o fruto diminui o risco de desenvolver doenças graves, como demência e a esteatose hepática não alcoólica, também conhecida como fígado gordo.

Leia Também: O super fruto que tem de comer mais vezes para acabar com a barriguinha

Para chegarem a estas conclusões, os autores do estudo realizaram uma experiência em ratos para compararem a sua saúde cerebral, metabólica e hepática depois da alimentação. Os animais foram divididos em quatro grupos: os dois primeiros foram alimentados consoante a dieta ocidental, com alto teor em gorduras, enquanto os restantes consumiram suplementos de uva.

"A mudança observada no estudo corresponde a mais quatro a cinco anos na vida de um humano", afirma um dos autores do estudo, o professor John Pezzuto, citado pelo jornal Daily Express. Apesar dos resultados "verdadeiramente notáveis", ressalva que a investigação foi realizada apenas em ratos, pelo que são necessários mais estudos para comprovar os efeitos em humanos. 

Leia Também: O batido de três ingredientes que ajuda a desinchar e a perder peso

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas