Pare de consumir isto. Está a deixá-lo inchado e aumenta risco de cancro
Vai surpreender-se com as explicações de uma nutricionista.
© Shutterstock
Lifestyle Alimentação
Está frequentemente com a barriga inchada e, por mais voltas que dê à cabeça, não consegue perceber o motivo? A culpa pode ser dos alimentos que está a consumir.
Leia Também: Deita fora as cascas de banana? Nem imagina o que pode fazer com elas
Com isso em mente, a nutricionista Rhiannon Lambert, autora do livro 'The Science of Nutrition', partilhou ao jornal The Sun alguns alimentos que evitam quer a sensação de inchaço como situações mais preocupantes como cancro. Espreite abaixo:
1- Carnes vermelhas e processadas
"Um maior consumo de carnes vermelhas e processadas [como salsichas, presunto, bacon e salame] pode aumentar o risco de cancro do cólon", alerta a especialista, acrescentando que ao comê-los corre também o risco de desenvolver doenças cardiovasculares devido às elevadas quantidades de gorduras saturadas que contêm. "Por isso, o melhor é evitá-los ou consumi-los a um nível mínimo", considera.
Leia Também: Comece a beber este sumo para chegar ao verão com um corpo de sonho
2- Pastilha elástica
Prova, mastiga e deitar fora? Pode até julgar que é inofensivo mascar uma pastilha elástica para refrescar o hálito. Porém, deve evitar fazê-lo se quiser evitar uma sensação de desconforto na barriga. "Mascar pastilha elástica com regularidade, especialmente de boca aberta, pode fazer com que as pessoas engulam ar em excesso, o que pode resultar em inchaço", resume Rhiannon Lambert.
3- Bebidas gaseificadas
"O que acontece é semelhante a mascar uma pastilha elástica, uma vez que o gás dentro destas bebidas contém ar." No fundo, o que acontece é que "o ar entra no nosso sistema digestivo e pode deixar-nos inchado ou com gases", explica. Além disso, estas bebidas também contêm níveis elevados de açúcar.
Leia Também: Pela sua saúde, jamais guarde estes alimentos em caixas de plástico
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com