Pode existir a ideia de que ficar na ronha e passar várias horas na cama pode fazer engordar. Mas será que é mesmo assim? O número de horas de sono acaba por influência nos riscos associados ao aumento de peso.
O médico Francisco Javier Carrasco falou à revista Sportlife para tentar esclarecer melhor esta questão: será que dormir engorda? Começou por dizer que é exatamente o contrário.
"As pessoas que dormem menos de cinco horas têm muito mais probabilidade de estar acima do peso ou obesas do que aquelas que dormem cerca de sete horas", revelou.
Leia Também: Privação de sono também prejudica a saúde oral. Saiba como
Refere que a qualidade do sono é meio caminho para prevenir a obesidade. "Pessoas que dormem menos de quatro horas podem ter mais 70% de probabilidade de desenvolver obesidade. Acaba por ser reduzido para 25% quando dormem menos de seis horas."
Durante o sono também é capaz de queimar calorias. "Ao dormir queimamos mais calorias do que ficar acordado sem fazer nada."
Explica ainda que "devemos ter um sono de qualidade e com um mínimo de horas para preservar nossa saúde. Isso facilita a perda de peso, em conjunto com outros fatores."
Leia Também: Cinco dicas para conseguir dormir bem (é desta que faz um 'oó' decansado)