Tresanda? Tipo de cancro silencioso 'cheira-se' em fase precoce
A explicação é simples.
© Shutterstock
Lifestyle Doen
As alterações na cor e consistência das fezes não devem ser menosprezadas. Podem indiciar a presença de doenças como cancro do pâncreas (um dos órgãos do sistema digestivo), um tumor com uma taxa de sobrevivência muito baixa entre os casos graves e que, geralmente, evolui quase sem sintomatologia.
Como tal, é necessário saber reconhecer os sinais de alarme. Nesse sentido, a instituição de caridade Pancreatic Cancer Action Network afirma que alguns dos doentes sofrem de alterações nos hábitos intestinais: "A maioria dos doentes com cancro do pâncreas sofre de diarreia, obstipação ou de ambos". "Fezes líquidas ou aquosas, de aspeto gorduroso e com mau odor podem ser causadas por quantidades insuficientes de enzimas pancreáticas nos intestinos", alerta, citada pelo jornal Daily Express.
Leia Também: Nove alimentos que costuma ter em casa sem saber que podem matar
"Isto leva à má absorção, uma vez que os alimentos não digeridos passam rapidamente pelo sistema digestivo. A obstipação é também um problema comum, particularmente entre os doentes que tomam medicamentos para a dor", aponta.
A Pancreatic Cancer UK Organisation acrescenta que as fezes podem apresentar "um cheiro horrível". Porquê? Devido à esteatorreia, que provoca fezes com gordura e de cor clara.
Leia Também: O fruto que deve ter sempre em casa para atacar o cancro e o colesterol
O cancro do pâncreas "resulta de uma perturbação do normal processo de regeneração celular dos tecidos que formam a glândula pancreática, órgão de dez a 15 centímetros, situado no abdómen, sob o estômago e com ligação ao duodeno", pode ler-se num artigo do gastrenterologista Miguel Serrano, publicado no portal do grupo Lusíadas. "Quando a divisão celular não se dá de forma adequada, surgem células anormais, que crescem e se multiplicam de forma descontrolada, formando tumores." Tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, obesidade, alimentação rica em gorduras e pancreatite crónica são fatores de risco.
Quanto a sintomas, deve estar atento a:
- Icterícia;
- Urina escura;
- Fezes claras;
- Prurido na pele;
- Dor abdominal, que pode irradiar para as costas;
- Problemas digestivos;
- Falta de apetite e perda de peso;
- Cansaço, astenia;
- Aumento da vesícula biliar;
- Formação de coágulos sanguíneos;
- Irregularidades do tecido adiposo;
- Diabetes.
Leia Também: Falta de vitamina B12. Provavelmente desconhece este sintoma angustiante
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com